Espansão urbana e impacto ambientais
2012
BARRA DO GARÇAS
ESPANSÃO URBANA E IMPACTO AMBIENTAIS
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares
Barra do Garças- MT 2012
INTRODUÇÃO
O processo de expansão urbana em Barra do Garças , nos últimos anos vem aumentando a demanda por áreas residenciais que até então se concentrava em bairros próximo ao centro, forçando assim a ocupação também de outras áreas da cidade rumo à periferia. Os locais beneficiados por melhores serviços de infraestrutura tiveram grande aumento de seu valor, dificultando o acesso da população de baixa renda impulsionando-as para áreas menos favorecidas, como fundo de vales não drenados e áreas com valor mais acessível. Por consequência do aumento da população e devido à ineficiência das políticas públicas o que leva ao agravamento da questão da moradia, saneamento, saúde, segurança e consequentemente os impactos ambientais.
2-Desenvolvimento Barra do Garças é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º53'24" sul e a uma longitude 52º15'24" oeste, estando a uma altitude de 318 metros. Sua fundação do povoado deu-se em 13 de junho de 1924, dia do padroeiro Santo Antônio, por Antônio Cristino Côrtes, Francisco Luiz Esteves e Francisco Dourado. A primeira atividade econômica foi a mineração, que era feita concomitantemente com agricultura e pecuária de subsistência. O crescimento da cidade possibilitou sua emancipação em 15 de setembro de 1948 (via transferência da sede de município, antes localizada em Araguaiana) com 212 mil km² e ampliado posteriormente para 273,476 mil km², tornando-se, na época, o maior município do mundo teve seu território dividido diminuindo para o atual tamanho que tem 9.142,008 km².