BIOLOGIA CELULAR - INTRODUÇÃO
O Surgimento das células As primeiras moléculas formadas na terra foram oriundas de um longo processo evolutivo. Esse processo foi originado a partir de um processo de descargas elétricas e radiação ultravioleta em regiões denominadas lagos primordiais. Nos lagos primordial, existiam soluções dos gases presentes na atmosfera, eram eles: Metano, Amoníaco, Hidrogênio e Vapor d’água. A partir das descargas elétricas os compostos foram sofrendo alterações e se agregando, formando as primeiras macromoléculas. Formaram-se então os aminoácidos, nucleotídeos e por conseqüente, proteínas e ácidos nucléicos.
Essa primeira formação é denominada de PREBIOTICO.
Importância da ausência de O2 inicialmente na atmosfera A ausência de oxigênio inicialmente foi de suma importância, pois devido a isso as macromoléculas não sofreram oxidação, o que permitiu o desenvolvimento denominado de Prebiótico, que demandava de tempo para prosseguir.
Provavelmente as macromoléculas foram oriundas de ácidos nucléicos As macromoléculas, provavelmente, são oriundas de ácidos nucléicos, pois eles são as únicas moléculas primárias existentes capazes de se replicar, originando novas fitas. Além disso, provavelmente, formando RNA e DNA, há a capacidade de sintetizar proteínas que poderão ser direcionadas a serem estruturais ou ainda serem funcionais.
Surgimento dos fosfolipídios Ao existir a formação de moléculas aminoácidos, proteínas, nucleotídeos e ácidos nucléicos as primeiras células começavam a se formar. Contudo, foi necessário que houvesse uma separação dos materiais (compostos) formados e do espaço externo.
Desse modo, provavelmente e por acaso, surgiram as primeiras moléculas de fosfolipídios. Esses fosfolipídios tinham a composição ideal para separar matéria das células do meio externo.
Fosfolipídios Os fosfolipídios são moléculas formadas a partir de duas partes, uma externa com conformidade circular, denominada CABEÇA, de