Sociologia da violencia
Resumo
Citações 1ª parte: apresentação objetivas das ideias do autor
O texto aborda as possíveis causas e contribuições para o aumento da violência e da criminalidade no Brasil.
1- O fato da pessoa cometer um crime está diretamente relacionado a vontade de enriquecer e não apenas a uma condição social.
2- A explicação para a violência não se dá a partir desigualdade social, mas sim do abuso do poder e da força para intimidar e fazer com que as ordens sejam cumpridas, sem defesa ou reação contrária.
3- A violência está presente em todas as culturas , o que modifica é a intensidade e o controle. O que torna violência existente e crescente é a ação vingativa, que foge do controle e afeta outros indivíduos .
4- A violência vai além dos mortos e danos. Os malefícios causados por ela podem ser piores que uma deficiência física, pois os traumas advindos de um momento de tensão afetam psicologicamente a vítima e trazem prejuízos a seus familiares .
5- A expansão da criminalidade nos deixa apreensivos quanto a segurança ,pois cada vez mais vamos nos deparando com casos contínuos de violência e o Estado não supre as deficiências na segurança pública.
6-Portar uma arma não é garantia de segurança, portanto é ilusão por parte dos habitantes a terem. As armas que a criminalidade possuem ,por contrabando ou por negociação com a própria polícia são o principal problema ,pois possuem um efeito maior . É necessário que se tenha uma forma de impedir que armas potentes cheguem as mãos de bandidos.
7- A origem do traficante não o isenta da culpa por seus atos. Temos a consciência que não estão sozinhos, que contam com a ajuda de colaboradores . O fato é que se o tráfico prejudica , deve ser combatido ,evitando o aumento das desigualdades.
8- A segurança pública é interesse de todos, portanto a população deve ser participativa. As