SOCIOLOGIA DE MAX WEBER
O homem passou a ter, enquanto indivíduo, teoria weberiana, significado e especificidade dando sentido à sua ação social.
Outro aspecto do pensamento de Weber, ligado ao da motivação humana, é o da causação sociológica. Este princípio pressupõe que um determinado fenômeno fortemente favorece o aparecimento de outro; não como uma consequência fatalista, mas como parcialmente condicionante.
Weber a entende, a ciência é um aspecto do processo de racionalização característico das sociedades ocidentais modernas. Weber chegou mesmo a sugerir, e a afirmar, que a ciência histórica e sociológica da nossa época representa um fenômeno historicamente singular, na medida em que não houve, em outras culturas, o equivalente a esta compreensão racionalizada do funcionamento e do desenvolvimento das sociedades
Este, desenvolvido comparação, permite-nos observar certos aspectos do mundo real de forma mais clara. O tipo ideal necessariamente não precisa se adequar exatamente à realidade, já que o objetivo do tipo ideal é ressaltar aspectos comparativos, a partir dos quais fazemos observações e criamos hipóteses (ou teorias) sobre a realidade analisada. Importante ressaltar que os tipos ideais são meros construtores e não tem nenhum objetivo normativo ou teleológico. Sobre esta característica do tipo ideal.
Os tipos ideais ajudaram Weber a desenvolver sua visão da sociologia, que em grande parte ainda é válida até hoje. Por isso, o conceito dos tipos ideais ainda é amplamente utilizado pela sociologia, antropologia e ciências relacionadas até hoje.
O Weber denomina as relações social uma conduta, reciprocamente orientada, dotada de conteúdo