sociologia de Max Weber
Seus maiores trabalhos foram nas áreas da Racionalização e Sociologia da Religião e Governo, mas também contribuiu para o campo da economia. Sua obra mais famosa é a “Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, que deu início ao seu estudo religioso. Na obra ele fala que a religião foi um dos motivos para os diferentes caminhos que o desenvolvimento tomou no Ocidente e o Oriente.
Para ele, os protestantes se deram bem na vida pois não acreditavam que apenas rezar, realizar rituais, participar da igreja garantiria um lugar no céu, e passaram a trabalhar mais para conseguir este objetivo, ao contrário dos católicos.
[editar] Sociologia alemã: a contribuição de Max Weber
A França e a Inglaterra desenvolveram o pensamento social sob a influência do desenvolvimento industrial e urbano, que tornou esses países potências emergentes nos séculos XVII e XVIII e sedes do pensamento burguês da Europa. A indústria, a expansão marítima e comercial, o sucesso alcançado pelas Ciências, em particular pela Física e pela Biologia, influenciaram na adaptação das escolas sociológicas para uma nova visão do mundo social. Entretanto, esse avanço da Sociologia foi alcançado tardiamente pela Alemanha devido ao seu processo de unificação política e sob a influência de outras correntes filosóficas e da