A sociologia de Max Weber A sociologia de Max Weber
Livro : '' A sociologia de Max Weber''
Autor : Julien Freund
Editora : Forense-Universitária
I - A sociologia econômica
3.As diversas orientações da sociologia econômica
"No centro do debate encontra-se, entretanto, o fenômeno do capitalismo. Weber sempre se absteve de considerá-lo sob o ângulo estreito das ideologias em voga, e viu nele uma forma de economia que continuará ainda por muito tempo a orientar , sob formas diversas, a economia mundial. É que a seus olhos ele é um sistema que não se pode destruir por uma revolução.'' (p.111, 3º parágrafo).
''Para Weber, é preciso entender por economia no sentido específico do termo a relação humana que tem por base uma necessidade ou um complexo de necessidades que exigem satisfação, enquanto os meios e os atos capazes de proporcionar essa satisfação , são limitados quer pela raridade, quer por uma penúria, quer por uma indigência dos recursos de aquisição.'' (p.112, 2º parágrafo).
''A economia é , pois, uma relação social desde que os participantes orientem seu comportamento segundo um sentido visado subjetivamente com vistas a satisfazerem às necessidades ou a se entregarem a um trabalho que lhes permita adquirir os bens necessários.'' (p.113, 1º parágrafo).
"Assim, o Estado aparece como instituição propriamente econômica a gerir as finanças públicas ou as empresas nacionalizadas.'' (p.114, 1º parágrafo).
4.O agrupamento econômico
"Por causa da concorrência , que é o motor da economia, o agrupamento econômico tem antes a tendência de se desenvolver sob a forma de uma relação fechada, adotando o estatuto de uma comunidade de interesses [...] '' (p.114-115 , 3º parágrafo). ''o socialismo é o tipo atual de um agrupamento econômico fechado , enquanto o capitalismo é o tipo da relação aberta ao maior número de oportunidades possíveis.''
(p.115-116 , 1º parágrafo).
" Do ponto de vista estritamente sociológico, é preciso reconhecer que um agrupamento econômico pode, segundo as