Max Weber - Sociologia
Max weber viveu em um período histórico de grande agitação social. A virada do século XIX para o século XX foi marcada por profundas transformações econômicas, políticas e sociais às quais utopias conservadoras e revolucionárias com referência aos rumos do capitalismo foram construídas. O novo e o velho acirraram suas disputas, materializando interesses antagônicos em busca da hegemonia na sociedade. O positivismo, tendo como principais defensores Augusto Comte e seu discípulo, Émile Durkhein, consolidou princípios para a construção de uma ciência social tendo como objetivo a investigação da sociedade.
2-Biografia
Max Weber (1864-1920) foi sociólogo e economista alemão. Escreveu o livro “A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”.
Max Weber (1864-1920) nasceu em Erfurt, Turíngia, Alemanha, no dia 21 de abril de 1864. Foi nomeado professor de economia da Universidade de Heidelberg. Entre 1900 e 1918, ficou afastado do magistério em consequência de um colapso nervoso. No período que ficou afastado, colaborou em diversos jornais alemães e realizou diversas pesquisas.
Max Weber é considerado um dos fundadores da sociologia moderna, ao lado de Conte, Marx e Durkheim. Suas obras principais são “Economia e Sociedade” e “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Nesse último livro, o sociólogo realizou importante estudo sobre como a religião, especialmente o protestantismo nos EUA, foi um fator importante para a consolidação do capitalismo. Em contrapartida, Weber achava que o catolicismo tradicional poderia ser um fator impeditivo para o desenvolvimento e prosperidade econômica de países que praticavam aquela religião. Isso se devia ao fato do ideário católico pregar a condenação do lucro. Já a religião protestante possuía maior identificação com a produção de riquezas, justamente, por valorizar o mérito pessoal e o trabalho como meios de