telhas ecologicas
Curso técnico em edificações
Camila Batista
Jeferson Dias
Igor Lucas
Edylza Martins
Gabriel Gavini
Telhas ecológicas
Vila Velha
2013
Colégio Contec
Camila Batista
Jeferson Dias
Igor Lucas
Edylza Martins
Gabriel Gavini
Materiais de construções
Material sustentável
Trabalho bimestral apresentado para a avaliação de materiais de construções
Nível técnico, colégio Contec
Vila velha ES
Sustentabilidade e telhas ecológicas
Com a grande devastação sofrida pelo meio ambiente nos últimos anos, os produtos sustentáveis tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas. Atualmente, se encontram produtos sustentáveis de várias formas: em uma construção, já é possível usar vários tipos de materiais sustentáveis, que vão desde o tijolo até o telhado.
As telhas ecológicas, que são telhas fabricadas a partir de fibras naturais ou então de materiais reciclados, trazem muitas vantagens para o consumidor e também para o meio ambiente. Confira os tipos de telhas ecológicas disponíveis no mercado:
Fibras
Nessas telhas, produzidas com resíduos de fibras vegetais, são usadas fibras de madeiras, como pinho e eucalipto, e de não-madeiras, como sisal, bananeira e coco, empregadas no reforço dos materiais cimentícios. Exige maior estrutura de sustentação para ser instalada, já que se trata de um material mais flexível e pesado.
Figura 1– telhas de fibra
Papel, asfalto e resina
Outras são feitas de uma combinação de papel reciclado, asfalto e resina. Essa resina oferece proteção contra os raios UV, preservando a cor do produto, impededindo a escamação da superfície, tão comum nas telhas multicamadas e suportam melhor cargas dinâmicas, como uma chuva de granizo, por exemplo.
Nas Lojas Breithaupt, em Jaraguá do Sul, há várias marcas desse tipo de telha que são comercializadas por a partir de R$30,49.
Figura 2– telhas de papel, asfalto e resina
Tubo de pasta de