Sociedade segundo a Sociologia Clássica
A Visão da Sociedade dentro da Sociologia Clássica
Problemas sociais na visão de Marx, Weber e Durkheim.
Introdução. Esse trabalho baseia-se em mostrar os diferentes pontos de vista da sociedade segundo teorias clássicas da Sociologia. Abordará o pensamento de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber sobre a sociedade, seus problemas e indivíduos. As fontes de pesquisa serão os estudos teóricos de cada pensador, relatos e análises de problemas sociais da época e também contemporâneos.
Desenvolvimento.
1- Análises a partir do pensamento de Karl Marx.
Na visão de Marx, para se entender uma sociedade, deve-se entender antes seu modo de produção. Na atualidade, a produção é de base capitalista, esse tipo de produção visa o lucro e não foca no bem-estar do todo. Isso pode desencadear problemas sociais, como condições desumanas de trabalho (como na Revolução Industrial), conflito entre as classes (quem produz e quem tem o controle dos meios de produção e fica com o lucro). Um dos mais graves problemas para Marx era a luta de classes, essas classes fazem da sociedade um grupo heterogêneo. Analisando o capitalismo e a luta de classes, Marx aplicou o conceito da Mais-Valia, onde a produção gera mais lucro do que recebe o trabalhador, gerando assim outro possível problema social, a exploração do trabalhador. Para Karl Marx, os trabalhadores devem ter ais consciência do poder que têm para derrubar a ideologia imposta em suas vidas, assim realizariam uma revolução visando por igualdade e justiça, o que acarretaria o fim dos problemas e classes sociais.
2- Análises a partir do pensamento de Émile Durkheim.
Segundo Durkheim, só de estabelece harmonia em uma sociedade quando os indivíduos compartilham sentimentos/crenças comuns, sendo assim a sociedade um todo, onde cada um tem sua função. Apesar desses sentimentos em comum darem a ideia de um consenso, eles normalmente são regras, um padrão a que cada