Leitura
Curso:
Licenciatura em História
Semestre Letivo:
1º. Semestre - Unidade Belém
1º. Semestre – Unidade Tatuapé
1º Semestre – Unidade Santana
Disciplina:
Sociologia
Professores:
Michelangelo Marques Torres
Carga Horária: 47 horas
Período:
1º. Semestre / 2014
Ementa da disciplina:
Análise compreensiva e crítica das transformações econômicas, sociais e políticas da sociedade contemporânea e relações com o meio ambiente. Fomento do contato com ferramentas conceituais necessárias para a problematização e reflexão crítica perante a realidade social e política, objetivando apresentar o contexto de formação social da sociologia enquanto campo científico. Reflexão sobre as alternativas teóricas para a compreensão e interpretação da realidade social e das novas configurações emergentes da modernidade, introduzindo um instrumental teórico-metodológico por meio de conceitos e análises fundamentais dos autores clássicos da Sociologia. Objetiva-se oferecer ao discente uma aproximação crítica à relação entre história e sociologia, destacando os fundamentos filosóficos das matrizes fundamentais (situadas na obra de Marx, Durkheim e Weber) das ciências sociais modernas, bem como da sociologia brasileira.
Objetivos Gerais:
Objetiva-se oferecer ao discente uma aproximação crítica à relação entre história e sociologia, destacando os fundamentos filosóficos das matrizes fundamentais (situadas na obra de Marx, Durkheim e Weber) das ciências sociais modernas.
Conteúdo:
O substrato filosófico da modernidade: do renascimento às luzes – o triunfo da razão.
As condições de emergência da ciência social: da teoria social às ciências sociais particulares. O surgimento da sociologia enquanto ciência no contexto do séc. XIX e sua importância para compreensão das transformações sociais da sociedade capitalista.
Situar o debate intelectual do séc. XIX: o positivismo e a explicação do mundo natural, físico e