O que é leitura
O QUE É
LEITURA
FALANDO EM LEITURA...
O ato de ler é usualmente relacionado com a escrita, e o leitor visto como decodificador da letra. Bastará porém decifrar palavras para acontecer a leitura? Como explicaríamos as expressões de uso corrente “fazer a leitura” de um gesto, de uma situação; “ler a mão”, “ler o olhar de alguém”; “ler o espaço”, indicado que o ato de ler vai além da escrita?
De repente se descobre um sentido, não o sentido, mas apenas uma maneira de ser desse objeto que nos provocou determinada reação, um modo especial de vê-lo, enxergá-lo, percebê-lo enfim. Isso pode acontecer também com quem convivemos ambientes e situações cotidianas, causando um impacto, uma surpresa, até uma revelação. Nada sobrenatural. Apenas nossos sentidos, nossa psique, nossa razão responderam a algo para o que já estavam potencialmente aptos e só então se tornaram disponíveis. Com frequência nos contentamos, por economia ou preguiça, em ler superficialmente, “passar os olhos”, como se diz. Não acrescentamos ao ato de decifrar os sinais. Sobretudo se esses sinais não se ligam de imediato a uma experiência, uma fantasia, uma necessidade nossa. Reagimos assim ao que não nos interessa no momento.
E a tendência natural é ignorá-las como nada tendo a ver com a gente. Se o texto é visual, ficamos cegos a ele, ainda que nossos olhos continuem a fixar os sinais gráficos, as imagens. Se é sonoro, surdos. Que dizer: não lemos, não compreendemos, impossível dar-lhe sentido porque ele diz muito pouco ou nada para nós, “a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura.
UNAMA: Universidade Da Amazônia
Matéria: Leitura e Produção de Textos
Professora: Francisca Magnólia
Aluna: Priscila Samily Saraiva Silva
Turma: 1SSV1
RESUMO O QUE É LEITURA
COMO E QUANDO COMEÇAMOS A LER
Trata- se de um aprendizado mais natural do que se costuma pensar, mas tão exigente e complexo como a própria vida. “Ninguém