Leitura
Ms. Paulo Cezar Rodrigues – UEM/FAP
1
Dra. Rosimeiri Darc Cardoso – FAP (PR)
2
A comunicação apresenta os resultados de um projeto de ensino da leitura realizado com alunos de IES, cujo objetivo foi o de capacitá-los para a leitura de textos teóricos, visando a proficiência desses alunos, também, nas atividades de produção textual. Orientados a partir de uma perspectiva sociointeracionista de ensino, os participantes do projeto realizaram leituras de textos que tratavam do ensino da leitura e da escrita, além de questões específicas do gênero textual artigo cientifico.
Em seguida, procederam à leitura de textos de suas próprias áreas, a fim de produzirem um artigo. Os resultados revelaram a presença de uma forte resistência por parte dos alunos de IES à atividade de escrita, o que não se deu, na mesma proporção, com as atividades de leitura propostas, uma vez que, de um total de 40 alunos participantes no projeto, apenas 7 apresentaram seus artigos ao final do curso. O projeto em questão está vinculado ao grupo de pesquisa Interação e escrita no ensino e aprendizagem (UEM/CNPq).
Palavras-chave: leitura, texto teórico, sociointeracionismo.
Introdução
Sabe-se que a leitura exerce papel fundamental na formação de todas as pessoas. Com relação aos acadêmicos, a leitura é um instrumento de estudo e pode tornar-se uma poderosa ferramenta de aperfeiçoamento profissional. Entretanto, decorre que a grande maioria dos acadêmicos tem uma barreira quanto à leitura, o que acaba por inviabilizar o aproveitamento total dos textos estudados durante a graduação. Se existe esse distanciamento da leitura, em contrapartida, existe também uma dificuldade imensa na construção de textos.
Considerando-se que a leitura é um dos caminhos que mais favorece o processo de produção textual, desenvolveu-se um trabalho com vistas a aliar ao trabalho de leitura o trabalho com a