Balantadiose
405 palavras
2 páginas
BALANTIDIOSE[pic]
Classificação Científica
Reino: Protista Filo: Ciliophora Classe: Ciliata
Subclasse: Holotricha Ordem: Trichostomatida Família: Balatiididae Gênero: Balantidium Espécie: B. Coli
Nome binomial:
Balantidium coli
Agente Etiológico
Resumo
Balantadium coli é o protista causador da balantidiose, que é uma infecção do intestino grosso do homem, é um parasita que se multiplicam também no intestino, produzindo cistos, os trofozoitos de formas infectantes, esses cistos e trofozoitos são eliminados nas fezes podendo contaminar o ambiente e assim transmitir a infecção a outros hospedeiros. A infecção se manifesta com febre, anorexia, náuseas, vômitos e diarréias, podendo se evoluir a disenteria com fezes contendo muco, pus e sangue e nos casos mais graves desidratação e homorragia intestinal podendo assim assumir forma crônica.
O diagnóstico pode ser feito pela visualização de trofozoitos ou cistos nas fezes.
Cisto
[pic]
CARACTERISTICAS DO PROTOZOÁRIO
Os protozoários ciliophora, são geralmente denominados ciliados, que se caracterizam pela presença de cílios que lhes ajudam nos movimentos.
O filo cilophora apresenta grande número de espécies de importância na ecologia do aparelho digestivo de ruminantes eqüídeos, funcionando como simbiontes, ou seja, formando uma relação mútua e vantajosa entre eles. Uma espécie do balantidium existente nos suínos pode infectar o homem,. Há uma divergência de opiniões sobre a patologia desse protozoário nos humanos, pois é o único ciliado que pode ser encontrado na nossa espécie.
[pic]
Modo de Transmissão
O contágio do homem se realiza por via oral,