Economia
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
Campos de Júlio - MT
2014
EDINA RICARDO RIBEIRO
ECONOMIA
Campos de Júlio - MT
2014
Trabalho Apresentado para a disciplina Economia, no curso de Bacharel em Ciências Contábeis, do Programa Parceladas Licenciatura Plena e Bacharelado Núcleo Pedagógico de Campos de Júlio-MT-UNEMAT, como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina.
Prof. Douglas B. Heissler
Campos de Júlio/MT
2014
INTRUDUÇÃO
A Economia é uma ciência que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
É também a ciência social que estuda a atividade económica, através da aplicação da teoria económica, tendo, na gestão, a sua aplicabilidade prática.
Os modelos e técnicas atualmente usados em economia evoluíram da economia política do final do século XIX, derivado da vontade de usar métodos mais empíricos à semelhança das ciências naturais. Pode representar, em sentido lato, a situação económica de um país ou região; isto é, a sua situação conjuntural (relativamente aos ciclos da economia) ou estrutural.
Outras formas de divisão da disciplina são:
• Economia Positiva: que tenta explicar o comportamento ou fenômeno econômico observado.
• Economia Normativa: os economistas prescrevem como o mundo deveria ser.
Por exemplo: O Banco Central deveria reduzir a quantidade de moeda emitida. Neste caso, envolve questões como valores, ética e política.
A economia é, geralmente, dividida em dois grandes ramos:
A microeconomia, que estuda os comportamentos individuais. A microeconómica assume que os agentes económicos, as famílias ou as empresas, são "racionais", isto é, supõe-se terem habilidades cognitivas e informações suficientes para, por um lado, construir critérios de escolha entre diferentes opções possíveis, por outro, para maximizar a sua