resenha de "A Importância dos Clássicos"
Laboratório de Pesquisa Bibliográfica
Aluna: Livia Santiago Michel da Motta
DRE: 113057431
Exercício 5
Resenha Crítica
LEENHARDT, Jacques. Uma sociologia das obras de arte é necessária e possível?.Tempo soc., São Paulo, v. 10, n. 2, out. 1998 . Disponível em . acessos em 08 jul. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20701998000200007.
ALEXANDER, Jeffrey. A importância dos Clássicos. In: GIDDENS, Anthony. Teoria social hoje. São Paulo: Unesp. 1999.
-Credenciais dos Autores
Jeffrey Alexander é um importante sociólogo norte-americano, professor de sociologia da Universidade de Yale, nos EUA, e co-diretor do Centro de Sociologia Cultural. Suas principais obras:
ALEXANDER, Jeffrey. The Meanings of Social Life – A Cultural Sociology. (Oxford University Press, 2003)
ALEXANDER, Jeffrey. The Civil Sphere. (Oxford University Press, 2006)
ALEXANDER, Jeffrey. The Performance of Politics: Obama's Victory and the Democratic Struggle for Power (Oxford University Press, 2010)
Jacques Leenhardt é filósofo, soutor em sociologia e director de estudos da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em Paris, na França. Suas princiais obras:
LEENHARDT, Jacques. Les Amériques Latines em France, 1992;
LEENHARDT, Jacques. Dans les jardins de Roberto Burle Marx, 1994;
O texto “A Importância dos Clássicos”, de Alexander, faz uma análise de como as obras consideradas clássicas da ciência social ainda têm sua importância na ciência social contemporânea. Segundo os positivistas e humanistas, tais obras deveriam ser verificadas e o que fosse relevante deveria ser incorporado, e o que não fosse, deveria ser descartado. Tanto positivistas quando humanistas assumem a mesma posição perante os clássicos: estes possuem apenas valor histórico, portanto a ciência social contemporânea não deve recorrer a eles. O objetivo do autor é definir o que é a ciência social e como esta se relaciona com a