sociedade moderna e seu pluralismo
Partindo da análise sociológica,com decorrer do tempo o homem evolui, desenvolveu-se e com essa evolução surgiu a Sociedade Moderna ou em uma terminologia mais atual Sociedade Industrial. Sociedade essa que se caracteriza pela solidariedade baseada no consenso e na integração entre os indivíduos de uma sociedade. Esse tipo de ordem social compreende o período de transição em que o homem primitivo, caçador e coletor de plantas comestíveis, reorganiza seu modo de vida. É então que surge a Sociedade Moderna, com sua multiplicidade dividindo-se em sociedades do primeiro mundo, sociedades do segundo mundo, sociedades do terceiro mundo e novos países industrializados.
Segundo Giddens (2005, p.48) “Com a industrialização, o transporte e as comunicações tornaram-se muito mais rápidos, produzindo uma comunidade “nacional” muito mais integrada.”
Assim sendo, na Sociedade Moderna o homem necessita mais do próximo, pois a uma grande divisão de trabalho, o foco e produção industrial isso e o reflexo de uma Sociedade de Primeiro Mundo.
Na Sociedade de Segundo Mundo, o foco e a indústria, a uma grande desigualdade de classe que resulta do capitalismo uma pequena proporção da população trabalha na agricultura.
Já na Sociedade do Terceiro Mundo ou sociedade em desenvolvimento, a grande parte da população retira sua renda da agricultura, usando métodos tradicionais de produção. Temos também os Novos Países Industrializados, que são frutos das antigas sociedades em desenvolvimento, que atualmente tem como base a produção industrial, a maior parte da população vive em cidades e á grandes desigualdades de classe.
A sociedade moderna foi marcada por inúmeras transformações que impactaram no modo de vida e de relação entre os