Fundações - Seraphin
Fundações são elementos estruturais responsáveis por transmitir suas cargas para o terreno onde ela se apoia. Por isso, são projetadas levando em consideração a resistência adequada para suportar as tensões causadas pelos esforços solicitantes, e o tipo de solo onde vão ser construídas, caso contrário, pode ocasionar recalques ou, ainda pior, o desmoronamento da construção. Baseando-se nestas duas análises, será adotado pelo o que tiver menor prazo de execução e menor custo.
Iremos estudar neste trabalho Os Solos, Sondagem, Fundações Diretas Rasas (Sapatas Isoladas, Sapatas Corridas e Radier), O que é Recalque, e suas causas e consequências.
2. SOLOS
São os materiais essenciais que compõe a crosta terrestre, decomposto das rochas pelos vários agentes geológicos, ou pela sedimentação não consolidada dos grãos constituintes das rochas. Os solos são identificados por sua textura, por seus grãos, plasticidade, consistência ou capacidade, entre outras maneiras que auxiliam na identificação, como: estrutura, formas dos grãos, cor, cheiro e presença de outros materiais.
2.1. TIPOS DE SOLOS
Pedregulhos: Forma o tipo de solo em que sua propriedade dominante é a parte constituída pelos grãos minerais de diâmetro máximo superior a 4,8mm e inferior a 76mm. São caracterizados pela sua textura, compacidade, e forma dos grãos.
Areias: É o solo cuja propriedade dominante é a parte constituída pelos minerais de diâmetro máximo superior a 0,05mm e inferior 4,8mm.
Quanto à textura pode ser:
- Grossa: Quando os grãos tem diâmetro máximo entre 2,00mm e 4,80mm
- Media: Quando os grãos tem diâmetro máximo entre 0,42mm e 2,00mm
- Fina: Quando os grãos tem diâmetro máximo entre 0,05mm e 0,42mm
Quanto à compacidade pode ser:
- Fofa (pouco compactada)
- Medianamente compactada
- Compactada
A compacidade pode ser definida pela dificuldade de escavação ou