RESENHA DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DE JOSE ELI DA VEIGA
RESENHA: Desenvolvimento Sustentável
O desafio do século XXI
Resumo Do Capítulo 1 Do Livro Desenvolvimento Sustentável De José Eli Da Veiga
Diferenças entre Crescimento e Desenvolvimento Econômico, uma visão de Veiga.
Resumo Do Capítulo 1 Do Livro Desenvolvimento Sustentável De José Eli Da Veiga
Alisson Rocha
Veiga introduz em seu primeiro capítulo de Desenvolvimento sustentável as dúvidas inerentes a desenvolvimento, o significado entre desenvolvimento e crescimento econômico e o uso desses termos como sinônimos.
O autor cita ainda que a partir da segunda metade do século XX, o crescimento econômico de muitos países, a explosão demográfica e o grande fluxo de inovações e tendências de mercado levassem aos países, principalmente os considerados de primeiro mundo, que tivesse a preocupação com os limites dos recursos naturais. A partir dos anos 1970 aumentou o interesse em preservar o meio natural. Com esse destaque para a preservação dos recursos naturais e o crescimento econômico, tiveram a ideia de juntar a palavra sustentabilidade a desenvolvimento que é a ideia central do primeiro capítulo do livro de Veiga.
Segundo o autor, a expressão sustentável ou o adjetivo sustentabilidade, foi utilizado durante muito tempo por um grupo de cientistas. Uma classe que utilizava bastante essa palavra eram os engenheiros de pesca que calculavam quanto e quando deveria ser pescado. Esses cálculos eram feitos com base a não agressão ao meio natural para que não houvesse degradação do mesmo, mas que se mantivesse o equilíbrio do ecossistema. A sustentabilidade era utilizada por esses profissionais e outros que viviam da extração de recursos naturais ou minerais sem que houvesse alteração na vida primária do recurso ou local de extração.
Em seu livro é contestado o uso do termo desenvolvimento como crescimento econômico. Aponta evidências do crescimento econômico em diversos países