Pluralismo
O seguinte texto é busca analisar o artigo publicado por Carlos Nelson Coutinho publicado em 1991 no Caderno ABESS. Ensino em Serviço Social: pluralismo e formação profissional, e tem como titulo “Pluralismo: dimensões teóricas e politicas”.
O Texto trata de expor e analisar o pluralismo de forma sucinta, levantando questões fundamentais, descrevendo teorias filosóficas para demostrar como foi construído esse conceito, que dá base para compreender e comparar as diferenças entre o mundo antigo e o mundo moderno em relação aos valores, costumes, conceitos e modo de vida da sociedade moderna. A princípio o texto define o Pluralismo com duas dimensões básicas: “Fenômeno Social e Politico” e como “Construção de Conhecimento”.
Segundo o autor a questão do pluralismo como fenômeno social e político se remete a construção do capitalismo, do mundo burguês, ou seja, é um fenômeno moderno. Dentro das explicações teóricas cita exemplos da concepção de pluralismo na sociedade moderna, ligada a uma visão individualista do homem, visão do pensamento liberal instituído pelo sistema capitalista na modernidade (característico da modernidade), busca referências em Locke, Hobbes e Maquiavel que valorizavam o indivíduo acima de tudo. Demarca elementos e valores importantes para concepção do pluralismo no liberalismo como, por exemplo, a ideia de positividade do conflito, a ideia da tolerância, a ideia da divisão dos poderes e a ideia do direito das minorias (algumas também relacionadas ao pensamento neoliberal, preocupado com o avanço da participação popular).
O homem moderno tem uma nova concepção do mundo em que vive, portanto utiliza o pluralismo como algo positivo, aceitando as diferenças, políticas, sociais, religiosas e etc.; no entanto tem uma visão individualista, diferente do mundo antigo que valorizava a coletividade, toda essa ideia é fruto do sistema capitalista que valoriza as diferenças, os interesses próprios,