Pluralismo
Em política, pluralismo também pode significar "voto de qualidade", ou seja, indicar um sistema eleitoral onde um eleitor equivale a vários votos, dependendo dos títulos que possua (dono de terras, diploma universitário etc). O "voto de qualidade" originou-se na Inglaterra, onde, em certos ambientes, vigorou até fins da década de 1940: egressos da Oxford University e da Universidade de Cambridge elegiam representantes para o Parlamento.1 Na Irlanda, isto ainda acontece entre formandos do Trinity College, que elegem membros da câmara alta do parlamento irlandês.
Significado de Pluralismo
s.m. Multiplicidade; o que não é único.
Doutrina filosófica que não admite, no mundo, senão seres múltiplos e individuais.
Sistema político que se baseia na coexistência de grupamentos ou de organismos diferentes e independentes em matéria de administração ou de representação: pluralismo sindical, pluralismo partidário.
Definição de Pluralismo
Classe gramatical: Substantivo masculino
Separação das sílabas: plu-ra-lis-mo
Mas o que é pluralismo?
Pluralismo é um conceito que defende a ideia de que a diversidade social e política é benéfica para a sociedade e que os grupos sociais, sejam religiosos, profissionais ou de minorias étnicas, devem desfrutar de autonomia. O pluralismo asseguraria assim que o poder nas democracias liberais fosse exercido de forma distribuída devido à pressão de uma variedade de grupos com diferentes interesses ideológicos e econômicos, evitando assim a