Trabalho Resenha Cr tica
CODICO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
2014
CODIGO DE DEFESA AO CONSUMIDOR
Trabalho apresentado à Faculdade de Ensino Superior de ............... à disciplina de Código De Defesa Do Consumidor, sob orientação da Professora....
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
2014
RESENHA CRÍTICA
DIAS, Rodrigo, R. Modernidade, crise de sentido e família – Uma abordagem da evolução do conceito jurídica de família. Belo Horizonte. Vol. 1. Pag. 170-192. Ed. Fórum. Jan. 2013.
CREDENCIAIS DO AUTOR
Rodrigo Rodrígues Dias é Juiz de Direito do Estado do Paraná e Mestre em Ciências Sociais pela UNIOESTE/PR.
RESUMO DA OBRA
De um modo geral, para GIDDENS, a modernidade é referente ao “estilo, costume de vida ou organização social que emergiram na Europa a partir do século XVII e que ulteriormente se tornaram mais ou menos mundiais em sua influência.”.
A modernidade separa os indivíduos do passado, dos costumes tradicionais devidos tais razões: (I) pela rapidez das mudanças, sem o intuito de se basearem nas sociedades antigas. (II) as rápidas conexões virtualmente entre povos distintos, fazendo ligações entre mundos diferentes. (III) a implementação de empresas modernas que não existiam nos períodos históricos.
Diante disso, a modernidade sofre uma radicalização tamanha, que nos levam a crer que estamos vivendo num mundo pós-moderno, além da modernidade histórica, primeiramente ressaltada.
Após a crise da modernidade chegar à tona, BERGER e LUCKMANN estudaram o fato e concluíram que haverão três grandes processos responsáveis para tal crise. (I) A modernização (II) O pluralismo (III) A secularização. Colocando principalmente o pluralismo como o responsável pela crise na modernidade.
Para desafogo da sociedade dessa crise, os autores colocam um “estoque de sentidos” que faz com que os indivíduos tenham uma interação entre si para um alívio de sentido durante essa crise.
De modo