FREIRE, C. M. Internacionalização de empresas brasileiras: o caso de O Boticário. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD, 2001.
Autores: Bruna Prux; Cyro Ettori Britto; Paula Cristina Candeias Bis; Raíssa Lopes Meira. Orientadora: Profa. Dra. Maria Virginia Llatas.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA MARCOPOLO: UM ESTUDO DE CASO
Autores: Bruna Prux; Cyro Ettori Britto; Paula Cristina Candeias Bis; Raíssa Lopes Meira.
Orientadora: Profa. Dra. Maria Virginia Llatas
RESUMO
O presente trabalho procura mostrar o processo de internacionalização da empresa Marcopolo
S.A. Ao discutir o processo de internacionalização, este trabalho privilegiou a abordagem comportamental da literatura sobre a internacionalização de empresas, além de questões atuais, tais como: a tecnológica e a hipercompetitividade, que são usadas como um diferencial na estratégia competitiva da empresa. Através da coleta de dados da entrevista e de uma análise qualitativa do conteúdo, fez-se um estudo de caso, concluindo-se que a marca Marcopolo obteve crédito no mercado internacional devido à capacidade de resposta às necessidades dos clientes em diferentes mercados, e principalmente devido à qualidade superior de seus produtos, fatores que contribuíram para a conquista de mercados e para a potencialização de seus negócios.
Palavras-chave: internacionalização, mercado externo, empresa de transporte.
INTRODUÇÃO
No Brasil, a globalização e a abertura de mercado tiveram grande impacto nas empresas nacionais e no seu ambiente competitivo. Em meados da década de noventa, a estabilização da economia atraiu concorrentes muito mais preparados e poderosos do que as empresas locais.
Para as empresas brasileiras, os desafios da globalização foram ampliados por sua pouca ou nenhuma experiência internacional e pelo atraso tecnológico. Entretanto, a internacionalização, constitui-se em um processo desafiador principalmente, para as empresas que buscam a globalização. Quando uma empresa decide se internacionalizar, deve preparar-se, também, para lidar com