Sobre a ANGOLA
O PAÍS
A Angola está localizada no sudoeste da África e sua capital é Luanda, porém o verdadeiro nome do país é República de Angola. O número total de habitantes é de 18,4 milhões de habitantes.
DIFERENTES ASPECTOS
Aspecto Natural: O clima predominante é o tropical, na maior parte do território, e árido em uma pequena porção.
Aspecto Econômico: US $ 85,31 bilhões (estimativa 2010)
Aspecto Cultural: Os angolanos utilizam as máscaras não somente para enfeites, como também em rituais da sua religião, cada uma com um diferente significado.
Aspecto Turístico: A Angola é bastante conhecida por seus pontos turísticos, como por exemplo, o Parque Nacional de Cangandala, Parque das Palmeiras, Parque Nacional de Lona, entre outros. Porém essa não é a principal fonte de renda deles.
Aspecto Político: Concentra o poder nas mãos do presidente, que conta com o auxílio de um primeiro ministro acrescido do conselho de ministros. O país é dividido internamente em províncias, que totalizam dezoito, os líderes ou governadores de cada uma são escolhidos pelo presidente.
O PORTUGUÊS NA ANGOLA
A adoção da língua do antigo colonizador como "língua oficial" foi um processo comum à grande maioria dos países africanos. No entanto, na Angola deu-se o fato pouco comum de uma intensa disseminação do português entre a população angolana, a ponto de haver uma expressiva parcela da população que tem como sua única língua aquela herdada do colonizador.
CURIOSIDADES LINGUÍSTICAS
A Angola possui em torno de 11 grupos linguísticos principais, que são divididos em cerca de 90 dialetos. O português acabou facilitando a comunicação entre estes grupos, e sofreu algumas modificações dando origem aos chamados crioulos, uma mistura entre o português europeu e as línguas nativas, denominados popularmente como pequeno português. Uso de estar a + infinitivo, em Portugal-Angola, e que no Brasil é substituído por estar + gerúndio:
“Os investigadores que estão a trabalhar no