Sobre os pensadores
Lllich – haja uma sociedade sem escolas,eliminando com isto todo caráter autoritário dos professores,dos conteúdos de ensino,os métodos inadequados para ensinar,enfim,que a escola se torne um instrumento moldador do tipo de homem desejado por uma sociedade do conformismo.Por esse caminho,Lllich crê que,em longo prazo,será destruído o poder dos governantes,a alienação ,a falsa idéia de que os diplomas provam que seus possuidores são,de fato,pessoas sabias e educadas.
Karl Marx – compreende que a formação humana requer a superação de alienação (estranhamento) em que se encontra o homem vivendo sob as determinações do capitalismo. A História, isto é, suas relações de produção e suas relações sociais fundam todo processo de formação da humanidade.
Durkheim – a educação tem a função fundamental de conservação da sociedade. ”É uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos”,afirma ele,pois a “educação se impõe ao individuo de modo irresistível”. Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.
Feuerbach – Ser educado no sentido de ser conscientizado de que é preciso práxis,isto,a unidade teoria / pratica,para se compreender e se conseguir êxito na transformação das condições adversas da vida dos homes trabalhadores.O homem elabora pensamento e idéias,argumentos,mas é “na pratica que ele deve provar a verdade dos mesmos.
Jonh Dewey - era de vital importância que a