TRABALHO SOBRE PENSADORES
INTRODUÇÃO.........................................................................................................1
DESENVOLVIMENTO......................................................................................... 5 a 15
CONCLUSÃO.........................................................................................................16
REFERÊNCIAS..........................................................................................................17
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo abordar as contribuições pedagógicas de grandes pensadores como Maria Montessori, Lev Semenovitch Vygotsky e Friedrich Wilhelm August Fröbel, e se aprofundar um pouco mais em suas principais obras.
Segundo a visão pedagógica da italiana e pesquisadora Maria Montessori, o potencial de aprender está em cada um de nós. Poucos nomes da história da educação são tão difundidos fora dos círculos de especialistas como Montessori, ele é associado com a razão, à educação infantil. Ela acreditava que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições e era contra a todas as práticas dos métodos tradicionais, pois não respeitavam as necessidades e desenvolvimento dos alunos.
Já Vygotsky nascido na Bielo-Rússia, desenvolveu um de seus conceitos mais importantes, o da Zona de Desenvolvimento Proximal, a qual ele afirma que, em qualquer pessoa, existem dois níveis de desenvolvimento: um nível de desenvolvimento efetivo, indicado pelo que o sujeito pode realizar sozinho e um nível de desenvolvimento potencial, indicado pelo que o indivíduo pode realizar com ajuda de outra pessoa mais velha ou mais experiente. Para Vygostsky o processo de ensino aprendizagem inclui sempre aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre as pessoas. Tudo isso é fruto de uma grande influência das experiências de cada pessoa.
E por fim, Froebel, nascido em Oberweissbach, no sudeste da Alemanha, é considerado o pai do jardim