Teoria geral da administracao
Origens:
-oposição à teoria clássica
-desenvolvimento critica das relações humanas
-incorporação da sociologia e outras ciências
Principais aspectos abordados
-motivação, sistema administrativo, processo decisório e homem funcional.
O homem e um ser social dotado de necessidades e dotado de sistema psíquico a onde existe uma capacidade de articular a linguagem e aptidão de aprender. O comportamento humano e orientado por objetivos, possuindo padrão dual de comportamento (cooperação e competição).
Quando a motivação o nível inferior este satisfeito a onde busca outros fatores motivacionais, necessitando as mais básicas, não satisfeitas geram tensão no domínio comportamental ou, seja fatores higiênicos preventivos evitam a insatisfação e fatores motivacionais elevados, promovem a satisfação.
Estilos ou sistema administrativo
Na teoria X vemos que as pessoas são preguiçosas e indolentes, preferem ser dirigidas e não assumem responsabilidades, seus objetivos pessoais e acima das organizações, resistem às mudanças e não tem iniciativas, autocontrole e autodisciplina. Já na teoria Y as pessoas são esforçadas e gostam do que fazem, podem ser auto motivadas e dirigidas, tem a capacidade e a criatividade de potencialidades parcialmente exploradas. Aplica em empresas com descentralização de decisões, delegação de autoridade responsabilidade. Ampliação das funções do cargo, administração participativa e auto avaliação do desempenho profissional.
Houve um inicio de discussões sobre a influencia do processo decisório na dinâmica de organização a onde diz que: a organização e um complexo sistema de decisões, permitindo solucionar algumas situações: racionalidade limitada, imperfeição nas decisões, relatividade nas decisões e hierarquização das decisões.
Seis elementos: tomada de decisão, objetivos, preferencias, estratégias, situação e resultado.
Likert propõe uma classificação de sistema de administração, definido quatro perfis