Planejamento
Qualquer atividade que nos propomos a realizar, buscamos racionalizá-la através de uma metodização que favoreça em última instância, o alcance do que desejamos. E isto deve ser realizado sempre de forma econômica e eficiente.
Podemos dizer que para a obtenção de êxito, nos mais diversos campos da atividade humana, o planejamento se impõe como medida básica, pois organiza e disciplina as ações a serem realizadas.
Isso implica, basicamente , em decidir sobre: • O que pretendemos realizar; • O que vamos fazer; • Como vamos fazer; • O que e como devemos analisar a situação, a fim de verificar se o que pretendemos foi atingido
CONCEITOS BÁSICOS:
1 – PLANEJAMENTO:
Processo que consiste em preparar um conjunto de decisões, tendo em vista agir, posteriormente, para atingir determinados objetivos.
“Previsão sistêmica, orgânica, dinâmica e unificada da ação futura”(Schimitz)
É a colaboração dos objetivos da empresa dentro de uma situação concreta de aprendizagem.
O PLANEJAMENTO SE CARACTERIZA POR UMA OPERAÇÃO QUE ENVOLVE UM CONJUNTO DE ATOS QUE PODEM SER CARACTERIZADOS COMO: ANÁLISE, DECISÃO, AÇÃO E CRÍTICA.
2 – PLANEJAMENTO DE ENSINO:
Num sentido mais específico, encontramos o planejamento de ensino. Este, certamente, não é apenas um conhecimento teórico ou um esquema racional sobre o que se deverá fazer numa determinada situação.
Planejamento de ensino pode ser considerado como:
Conjunto de atividades pelas quais o instrutor prevê, seleciona e organiza os elementos de cada situação de aprendizagem , com a finalidade de criar as melhores condições para o alcance dos objetivos.” Previsão das situações para o alcance dos objetivos”.
Abordagem racional das etapas do trabalho escolar, visando a tornar o processo mais seguro e econômico.
O instrutor que deseja alcançar um bom desempenho nas funções deve elaborar seu planejamento, consubstanciando-o em planejamento de diferentes níveis de