sistema tributário
Os altos tributos cobrados para justificativas de balanças comerciais superavitárias e principalmente pagamento da divida pública, fazem com que os indivíduos pertencentes as classe proletárias gaste maior tempo de trabalho para que consiga arcar com estes custos que incidem sobre suas rendas. Pois os detentores dos meios de produção irão utiliza-los para que consigam ter maiores ganhos e suas rendas não sejam afetadas com esses maiores tributos e taxas de juros.
Os principais beneficiados neste processo são os detentores do capital financeiro, que se beneficiam a partir da relação, credor e endividado. Nem sempre sendo uma relação direta de divida, porém faz com o trabalhador desempenhe maior tempo de de trabalho parar arcar com estes custos fazendo com que este detentor do capital acumule capital sobre esta exploração sem ter lucro, ou mão de obra envolvida, sendo um dinheiro vinculado apenas a questão financeira e não produtiva. Sendo obtido a parit do trabalho explorado do proletariado
O principal intermediador e muitas vezes responsável por esta exploração mesmo que não intencionalmente é o Estado, pois eles que irá determinar a política tributária e fical do seu páis. Assim como acontece no Brasil, nas ultimas décadas foi adotada um política econômica em que o pagamento da divida externa foi uma meta estabelecida e atração de capital externo, fatores estes que fizeram o Brasil ter uma das maiores taxas de juros e tributação. Com isso favorecendo claramente os detentores do capital, que terão maiores ganhos e benefícios com este modelo econômico brasileiro..