SIstema Toyota
Em meados dos anos 50 a Toyota era considerada uma empresa de pequeno porte que não fabricava mais do que 1000 veículos por mês e tinha pouca capacidade para vendas. Tudo mudou a partir dos anos 80 com a implantação do Sistema Toyota de Produção (conjunto de técnicas de produção), onde a Toyota passou a produzir 1000 veículos em poucos minutos, vendendo todos eles, sendo considerada a terceira maior fabricante de veículos do mundo.
Princípios básicos do sistema de produção Toyota:
Just-in-Time: sincronização do fluxo de produção, fornecedores e clientes – produzir apenas o necessário, evitando acumulo de estoque e desperdício;
Kanban: sistema de informação visual – onde aciona e controla a produção;
Muda: eliminação de todo e qualquer tipo de desperdício;
Kaizen: ênfase na qualidade – através da melhoria continuada – cada indivíduo é responsável pela qualidade e pela resolução dos problemas no seu trabalho.
Logo outras empresas japonesas copiaram e adotaram estas técnicas elaboradas pela Toyota. Entre todas as características do modelo japonês de administração, a que mais encontramos em empresas brasileiras é a Just in time, onde é essencial eliminar desperdícios, tanto de matéria prima comode recursos financeiros e humanos.
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/43871/sistema-toyota-de-gestão Sistemas de Produção
Importância (vantagens e desvantagens);
Pontos positivos e negativos.
Sistemas de produção são compostos por funções básicas de finanças, produção e marketing que bem relacionados acarretam no sucesso do sistema. Um bom exemplo pode ser dado quando o Marketing não pode promover uma campanha de vendas que a produção não possa suportar, ou, a produção não pode aumentar sua gama de produtos que finanças não possa suprir em gastos e investimentos. Com a formação de um sistema de produção conforme Figura 1.1, as funções exercem suas atividades não ultrapassando o limite