sistema toyota
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
Sistema Toyota de produção (TOYOTA WAY).
Segundo Ohno (1997), a crise do petróleo no outono de 1973, seguida de recessão, afetou governos, empresas e sociedades no mundo inteiro, em 1974, a economia japonesa havia caído para um nível de crescimento zero e muitas empresas estavam com problemas, mas Toyota Motor Company, embora os lucros tenham diminuído, ganhos maiores do que as outras empresas foram mantidos, a diferença cada vez maior entre ela e as outras empresas, fez com que as pessoas passassem a perguntar o que ocorria dentro da Toyota. Eiji Toyoda, da família proprietária da Toyota, e Taiihi Ohno, o chefe da engenharia da empresa, são os principais responsáveis pelo conjunto de técnicas de manufatura que se tornou conhecido como Sistema Toyota de Produção.
Nos anos 50 ambos concluíram que o sistema Ford não poderia funcionar na Toyota, que era sensivelmente menor e precisava de soluções mais eficientes e menos dispendiosas. 3
Ao longo de um período de cerca de 20 anos, Toyoda e Ohno colocaram em prática os princípios que formam a base do Sistema Toyota de Produção e que são os seguintes: eliminação de desperdícios e produção de veículos com qualidade. Esses dois princípios assentam-se numa base comportamental (veras 2009).
Diz Vera (2009), que Sistema Toyota de Produção é sustentado pelo sistema JUST IN TIME e pela automação. Just in Time significa que, em um processo de fluxo, as partes corretas necessárias à montagem alcançam a linha de montagem no momento no momento em que são necessários e somente na quantidade necessária. A automação, que não deve ser confundida com a simples automação, também é conhecida com a automação com o toque humano.
Automação (JIDOKÁ).
“Muitas máquinas funcionam sozinhas uma vez que estejam ligadas. Mas, as máquinas de hoje possuem uma tal capacidade de desempenho