Sistema Toyota
Há tempos o Sistema Toyota de Produção vem sendo eleito como a origem do desempenho da Toyota como fabricante. Seus aspectos e práticas são amplamente adotados em toda parte. Muitas empresas tentaram copiar seu sistema, mas só conseguiram assemelhar-se, apesar da empresa ser transparente sobre suas práticas. Empresas como a Nissam e Honda estão abaixo dos padrões da Toyota. O Sistema Toyota se introduziu com grande sucesso em todo o mundo, onde a cada ano há um grande aumento de produção de carros, minivans e caminhões leves.
A dificuldade em decodificar e reproduzir o Sistema Toyota de Produção, pode estar na observação erronea daqueles que buscam compreender seu funcionamento, tendo em vista que as atividades e a produçao em uma fábrica da Toyota são extremamente roteirizadas ao mesmo tempo em que são flexíveis e adaptáveis. Em seu sistema de produção há uma busca de sempre estar atingindo um maior desempenho, procurando inovar e melhorar sempre. Podemos então associar seu sucesso a essas características.
Foi realizada uma pesquisa ampla de quatro anos em mais de 40 fábricas nos Estados Unidos, Europa e Japão. Não foi ignorada nenhuma área de atuação, onde buscou-se também compreender as funções de serviço. Descobriu-se que o Sistema Toyota de Produção segue o método científico. São criadas hipóteses e estas podem ser testadas, quando surge a oportunidade de se fazer alguma mudança, a Toyota aplica um teste experiental para que o Sistema fique isento de problemas. O método científico que mantém o Sistema Toyota de Produção emergiu naturalmente, durante um período de cinco décadas, de modo que seu sitema nunca foi passado para o papel, nem mesmo seus funcionários conseguem explicá-lo de forma clara e coerente. Neste artigo buscamos explicar seu funcionamento e expor seus segredos. Partimos então de quatro princípios básicos que mostram as regras de melhoria. São essas regras que formam a