Sistema toyota
COMPONENTE CURRICULAR: LOGÍSTICA E PRODUÇÃO
PROFESSORA: JULIANA JACQUES ALUNA: REJANE R. DOS SANTOS CADEIRA
DATA: 19/11/12
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO – STP
O Sistema Toyota de Produção é uma combinação dos princípios e técnicas de qualidade total, da administração científica e das tradições culturais japonesas, surgiu no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, na fábrica de automóvel Toyota. Naquela época a empresa tinha dificuldades de produção em massa por ter uma produtividade baixa, esse sistema é chamado também de Produção Enxuta ou Lean Manufacturing. Seus criadores, Sakishi Toyoda, Kiichiro Toyoda, Eiji Toyoda e o engenheiro chefe Taiichi Ohno, foram os principais autores responsáveis pelo conjunto de técnicas de manufatura que ficou conhecido como o Sistema Toyota de Produção.
O STP é uma forma de gerenciamento que procura aperfeiçoar a organização de forma a atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo. Ele é conhecido também como “Sistema de Produção Enxuta”, que é um termo genérico, onde é a definição de um sistema de produção mais eficiente, flexível, ágil e inovador do que a produção em massa; um sistema habilitado a enfrentar melhor um mercado em constante mudança, sendo a qualidade do produto de extrema importância. Ele vem sendo instaurado em algumas empresas no mundo todo, mas, porém, nem sempre obtém sucesso, sendo sua maior dificuldade o aspecto cultural,
“Os valores sociais mudaram. Agora, não podemos vender nossos produtos a não ser que nos coloquemos dentro dos corações de nossos consumidores, cada um dos quais tem conceitos e gostos diferentes. Hoje, o mundo industrial foi forçado a dominar de verdade o sistema de produção múltiplo, em pequenas quantidades”.
Taiichi Ohno, 1988.
O primeiro componente do sistema Toyota de administração é a eliminação de desperdícios, por meio da aplicação da