Sistema toyota
Ana Cláudia de Melo
Fernanda M. Hamershmidt
Natali Salvador
Náthalie Barcellos
Resumo:
Neste artigo faremos um estudo de caso sobre a implantação do Sistema Toyota de Produção (Toyotismo) na própria Indústria Toyota, tendo como objetivo apresentar os benefícios que o sistema trouxe não apenas para a empresa, mas para grandes indústrias atuais. Abordaremos também os aspectos do surgimento do Sistema, e de que forma sua implantação se tornou um exemplo de estruturação para inúmeras empresas em um cenário geral
Palavras chave: Sistema Toyota de Produção, Produção Enxuta, Just in Time, Kanban, Kaizen.
1. Introdução
No início do século XX, a predominância dos sistemas de produção da Indústria automobilística Americana consistia em sistemas de produção em larga escala denominado de Sistema de Produção em Massa.
Devido a dificuldades da Indústria automobilística Japonesa em seguir o padrão de produção Americano consagrado e utilizado há anos por muitas indústrias, eis que Kiishiro Toyoda, então proprietário de uma das indústrias automobilísticas mais famosas e bem sucedidas da atualidade, a Toyota Motor Corporation acompanhado de Taiishi Ohno, em visita as indústrias americanas teve a idéia de elaborar um sistema de produção enxuta, que reduzisse custos e tivesse foco absoluto na qualidade, na inovação e na satisfação do cliente. O nome utilizado para essa nova “teoria” foi SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
A questão é: Será que esse novo contexto de administração da produçao gerou lucros a empresa? Como que Kiishiro Toyoda, Taiishi Ohno conseguiram implantar o sistema? Quais os métodos utilizados? Enfim, aqui estamos, por meio deste artigo, para esclarecer esse novo sistema.
2. Aspectos gerais: Fordismo / Taylorismo.
Em meados do século XX, grande parte do mercado Industrial era voltada a produção de automóveis. Dentre os grandes nomes do cenário Industrial da época estavam Henry Ford e Frederick Taylor.
Segundo Taylor