Sistema toyota
Onde Surgiu?
Sistema Toyota de Produção surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. Naquela época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que a impedia de adotar o modelo da produção em massa.
O Sistema Toyota de Produção também é chamado de Produção enxuta ou Lean Manufacturing.
A criação do Sistema Toyota de Produção se deve, principalmente, a quatro pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenções, Sakichi Toyoda, seu filho Kiichiro Toyoda, primo de Eiji Toyoda que participou como o executivo impulsionador do nascimento do STP (Sistema Toyota de Produção) e o engenheiro chefe da Toyota Motors Company, o chinês Taiichi Ohno.
Porque Surgiu?
A ideia inicial de Toyoda Kiichiro (presidente da Toyota Motor Company), era superar a industria americana em três anos, ou a industria japonesa não sobreviveria, pois o trabalhador americano produzia nove vezes mais que o japonês, devido ao método de produção em masa, porém essa filosofia não era aplicável no Japão, devido ás demandas pequenas e os altos tempos de setup.
O objetivo do Sistema Toyota de Produção, é elevar os lucros por meio do corte de custos, o que elimina estoques e mão de obra excessiva. Para atingir estas reduções de custos, a empresa deve livrar-se de vários tipos de perda no atual sistema de produção e fazer com que o sistema responda flexível e rapidamente as flutuações de mercado. O ideal do JIT é produzir somente o que é necessário.
Filosofia
Um dos princípios mais importantes da Filosofia Toyota é que os objectivos a longo prazo devem ter precedência sobre os lucros a curto prazo. É por este motivo que continuamos a investir na investigação a longo prazo, no desenvolvimento e no nosso pessoal. É também a razão pela qual assumimos um compromisso a longo prazo tão profundo com o ambiente.
Outra característica extraordinária da Filosofia Toyota é o enfoque