Sistema TI Casa Bahia
Negócio das Casa Bahia: Líder nacional no setor varejista de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Arquitetura de Negócios: Exige a compreensão do QUE, COMO e ONDE a organização age para obter recursos, produzir e distribuir bens e serviços. As Casa Bahia visa manter o padrão de qualidade e o controle absoluto de todo o processo de logística, através do uso da TI. É preciso:
Identificar as funções críticas: Controle de Estoque e Entrega de Mercadorias
Estabelecer as Localidades: Centros de Distribuição no território brasileiro.
Direcionar as Arquiteturas de TI: Ramificar o TI de acordo com as necessidades para otimizar os processos identificados nas funções críticas.
Arquitetura de Negócios das Casas Bahia:
Na distribuição de Produtos:
As Casa Bahia dispõe de uma frota própria com quase 3000 veículos no total, sendo mais de 2,4 mil caminhões, e mais de 8 milhões de m3 de área de armazenagem total. Essa grandiosa engrenagem contribui para a fidelização dos clientes, garante a entrega dos produtos e permite a continuidade do processo de expansão da rede no país. As vendas realizadas nas lojas são repassadas automaticamente para o sistema de logística da empresa. Ao final do dia, o sistema imprime milhares de etiquetas com código de barras que contêm a descrição de cada produto, além do endereço da entrega e o nome do cliente que o comprou. Munida dessas informações, uma equipe do depósito faz a "puxada de mercadoria". Essa etapa consiste na separação dos produtos, que são devidamente etiquetados e encaminhados para um dos 420 boxes -- espécie de garagem onde os caminhões são carregados. Esses boxes ladeiam todo o armazém.
No abastecimento das Lojas:
Atualmente, a empresa possui oito Centros de Distribuição, responsáveis pelo abastecimento direto das lojas localizado em Jundiaí, no município de Duque de Caxias RJ, Ribeirão Preto, SP, Betim, MG, São Bernardo do