Sistema remuneração
É através da remuneração que o empregado sabe qual o seu valor na corporação que ele pertence. Seja o sistema remuneração tradicional ou contemporâneo, está intimamente vinculada ao valor agregado à mão de obra.
Aproveitando a expectativa gerada pelo colaborador, as organizações podem tirar grande proveito deste artifício (remuneração) para conseguir bons resultados perante o mercado e uma em constante ascensão profissional e pessoal. Ou também pode ser um empecilho para o crescimento da organização, o que determinará se será positivo ou negativo o uso deste artifício será a forma com que a organizações utilizam deste importante ferramenta.
Dependendo do sistema de remuneração a inter-relação com os demais sistemas de gestão de pessoas podem ser diferentes.
Quando é levado em consideração em um sistema tradicional, o funcionário é pouco avaliado, e há uma inércia nos processos de gestão de pessoas.
Quando é levado em consideração um sistema contemporâneo, onde os colaboradores são geradores de valor para o negócio à medida que cumprem as metas necessárias para o bom desempenho da organização, sendo assim uma fonte de vantagem competitiva (BROOKING, 1996). A gestão de pessoas torna-se fundamental e ganha uma maior amplitude.
Pois é necessário criar medidores, estar em constante atualização das métricas de acordo com o mercado e também de acordo com a necessidade e atratividade dos colaboradores - garantindo assim sempre uma remuneração desejável por cada colaborador. Despertando desejos e sonhos (expectativas) que podem ser atingidos podem ser colaboradores. Logo outras competências na organização precisam ser desenvolvidas, pois os colaboradores precisam sentir-se atraídos, capazes de aprender constantemente, motivamos e auxiliados a