Sistema politico do Uruguai
Sistema Político do Uruguai
Sendo uma republica representativa presidencialista, onde, por conta da Constituição uruguaia de 1967, que sujeita a presidência ao controle do poder Judiciário e Legislativo e o Executivo a nível nacional. Sendo uma Democracia representativa, o povo elege seus representantes para que atuem em seu lugar.
Os principais partidos políticos eram o Colorado e Nacional, até q em 2004 o partido, comunista, Frente Amplio elege Tabaré Vázquez, pondo um termo a 174 anos de governo
Colorado e Nacional.
Dividido em: Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, sua forma de governo é a seguinte: No
Poder Executivo é eleito pelo povo o presidente e um vice na mesma chapa,o governo é composto por treze ministros, nomeados pelo presidente, que dirige o departamento executivo, constituindo um conselho de ministro.
Já no poder Legislativo, tem- se um importante órgão de tal, a Assembléia Geral, de organização bicameral, cujas casas são o Senado que é presidido pelo vice- presidente e a
Câmara dos Representantes que possui 20 deputados, em quanto o senado possuí 10 senadores. Ambas as casas são eleitas pelo voto popular.
O Poder Judiciário é comandado pelo Supremo Tribunal, abaixo dele encontram-se tribunais de apelação e tribunais inferiores, e os juízos de paz. Existem também tribunais eleitorais e administrativos (de “contencioso”), u tribunal de contas e um sistema judicial militar.
Estrutura educacional do Uruguai
O sistema educativo uruguaio está organizado em Pré- escolar, primáriav(6anos), Média com ciclo básico (3 anos) e segundo ciclo do bacharelato (3anos), e a terciária ou superior.
Na educação Pré escolar ou Inicial, é dirigida a crianças dos 6 aos 14 anos nas modalidades comum, especial(para crianças com capacidades diferentes) e rural. È gratuita e obrigatória.
O Ciclo básico do ensino médio são para toda a população estudantil com o primário concluído, é comum a todas as orientações e é obrigatório.
O