superfícies equipotenciais
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FSC326 - LABORATÓRIO DE FÍSICA III
Profª.: Eliade Lima
Acadêmico: Gleidson Cristian Martin
SUPERFÍCIES EQUIPOTENCIAIS
OBJETIVOS: A partir de medidas de diferenças de potencial, observar e desenhar superfícies equipotenciais. Relacionar superfícies equipotenciais com campo elétrico.
INTRODUÇÃO: A idéia de campo, como qualquer idéia em física, só adquire significado se puder ser expressa matematicamente, isto é, se colocarmos uma carga de prova positiva num campo elétrico e a deixarmos livre, esta será acelerada na direção de . À medida que a sua energia cinética aumenta, a respectiva energia potencial diminui; portanto, as linhas de campo elétrico apontam na direção do menor potencial elétrico. Pode-se configurar o campo elétrico mediante curvas que indiquem a respectiva direção. O espaçamento entre as linhas de campo depende do valor do campo. O presente experimento valeu-se dessas informações para estudar pontos vizinhos, que possuem o mesmo potencial elétrico, pois estes formam uma superfície equipotencial, que pode ser uma superfície imaginária ou uma superfície real. Como em qualquer ponto, as linhas de força do campo são perpendiculares à superfície equipotencial que passa pelo ponto, o estudo destas permitirá descrever de forma mais realística o comportamento das linhas de campo.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:
Neste experimento foram utilizados os seguintes materiais: multímetro, cuba com água e sal, fonte de tensão, papel milimetrado e eletrodos de diversas formas. O esquema ficou no formatoapresentado conforme ilustrado a seguir.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O presente trabalho avaliou quatro configurações experimentais, sendo que o equipamento consistiu em uma cuba de vidro que foi preenchida com uma lâmina d’água suficiente para cobrir toda a superfície horizontal. Na mesma colocou-se um pouco de cloreto de