Superficies Equipotenciais
Disciplina: Física 3
Docente:Ana Luiza Tremea, Gean Eduardo, Iasmin de Lara, Joel Borges, Lucas Emanoel, Vandrigo Zamboni
Discente: Maycon Maran
Francisco Beltrão
2014
Sumário
1 Introdução
O potencial elétrico é uma propriedade do espaõ onde existe um campo elétrico. Um campo elétrico pode ser produzido por uma carga puntual ou por alguma distribuição de carga, pois o potencial depende da carga que cria o campo e da posição relativa à carga.
Quando uma carga puntiforme está isolada no espaço, ela gera um campo elétrico em sua volta. Qualquer ponto que estiver a uma mesma distância dessa carga possuirá o mesmo potencial elétrico. Pode-se também encontrar superfícies equipotenciais no campo elétrico uniforme, onde as linhas de força são paralelas e eqüidistantes. Nesse caso, as superfícies equipotenciais localizam – se perpendicularmente ás linhas de força (mesma distância do referencial). O potencial elétrico e distância são inversamente proporcionais.
Para realizar o calculo do potencial, pode-se colocar uma carga de prova q a uma distancia d e medir o quanto essa carga vai adquirir de energia potencial. Ao colocar a carga de prova, ela irá se deslocar e então se pode pensar em termos de energia. O tipo de energia que esta associado à interação de dois corpos distintos através de um campo e sua posição no espaço é a energia potencial que nesse caso será adquirida pela carga de prova. E como a energia potencial na mecânica depende da propriedade do corpo que no caso é a massa, no eletromagnetismo essa propriedade vai ser a carga elétrica q. Então a energia potencial adquirida pela carga de prova será proporcional a sua carga q.
O conceito de Potencial elétrico faz parte dos fundamentos de eletricidade. A partir dele é que são definidas as expressões: diferença de potencial (ddp), voltagem e tensão elétrica.
2 Metodologia/ MAteriais e métodos
O objetivo deste