Superfícies equipotenciais
Onde:
τ = trabalho da força elétrica q = carga elétrica
(Vb - Va) = diferença de potencial elétrico Quando A e B estão na mesma superfície equipotencial, então Va = Vb, apresentando, portanto, uma variação de potencial elétrica nula, igual à zero. Quando uma carga puntiforme cria um campo elétrico, as superfícies equipotenciais desse campo são esféricas com centro na carga. O trabalho da força eletrostática é definido como o produto escalar da força pelo deslocamento. Logo, o deslocamento de uma carga teste numa superfície equipotencial não envolve trabalho, uma vez que a força e, portanto, o campo elétrico é sempre perpendicular às equipotenciais. Se em um sistema eletrostático as linhas equipotenciais podem ser desenhadas, as linhas de força podem ser imediatamente construídas, uma vez que elas são perpendiculares às linhas equipotenciais.
Conceito de Superfície Equipotencial A expressão Superfície Equipotencial é utilizada para designar uma superfície contínua formada por pontos no espaço nos quais o potencial eléctrico tem o mesmo valor. Em cada ponto do espaço, o potencial eléctrico tem um determinado valor e, no caso do campo eléctrico ser diferente de zero, existe uma única superfície equipotencial que passa pelo ponto. Nos pontos críticos do potencial, o campo eléctrico é sempre zero. Estes pontos podem ser máximos, mínimos ou pontos de sela:
-pontos máximos: o potencial eléctrico diminui em todas as direcções a partir do ponto, pelo que as linhas de campo saem