segund grau
SECRETARIA DE ESTUDO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
PROTEÍNAS
Flávia Nayara l. de souza 12.2.52.26
RUTIANA ARANTES QUIDA 12.2.52.08
BARRA DO BUGRES- MT
2013
INTRODUÇÃO
As proteínas são compostos poliméricos complexos, formado por moléculas orgânicas, estão presentes em toda matéria viva. A palavra proteína é proveniente da palavra grega proteios, que significa “que tem primazia. De fato, são fundamentais a vida como conhecemos. Exercem varias funções biológicas, que incluem as contráteis( miosina, actina), estruturais do corpo (colágeno, queratina), biocatalisadoras( enzimas), hormonais( insulina, glucagon, hormônio da tireóide), de transferência( hemoglobina que transporta oxigênio e transferrina que transporta ferro) e de reserva ( ovoalbumina, caseína). Além disso as proteínas podem exercer a função de proteção contra agressores: mamíferos produzem anticorpos, cobras produzem veneno, microrganismos produzem antibióticos e vegetais produzem inibidores enzimáticos, para conferir proteção a esses organismos.
PROTEÍNAS
Proteínas são macromoléculas complexas, compostas de aminoácidos. São os constituintes básicos da vida e necessárias para os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos.
Nos animais, correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Mesmo nos vegetais as proteínas estão presentes.
A importância das proteínas está relacionada com suas funções no organismo. Todas as enzimas conhecidas são proteínas. Muitas vezes, elas existem em pequenas quantidades.
Estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aos organismos a construção de outras moléculas - proteínas,