SISTEMA JUST IN TIME – JIT
Sistemas de Administração da Produção (SAP)
Objetivo: Planejamento e o controle do processo de manufatura em todos os seus níveis;
Foco: Sempre está no mercado, nos clientes e suas necessidades;
É necessário definir o que fazer, quando fazer, com o que produzir ou de quem comprar, de forma adequada e planejada, apara atingir as necessidades estratégicas da empresa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
JIT – Surgiu no Japão, com intuito de coordenar a produção de acordo com a demanda de diferentes modelos e cores, designers diferentes, sem atraso. Inclui aspectos ligados à administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto de produto, organização do trabalho e gestão de pessoas.
Objetivo – Melhoria contínua do processo produtivo.
Produção Puxada - Somente produz em cada uma das partes do processo aquilo que foi vendido, no tempo e no momento exato. Ou seja, não produzir antes para não formar estoques e não deixar posteriormente o cliente insatisfeito. Visa atender a demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios.
O material só é solicitado se realmente existe a necessidade de sua utilização.
Produção Empurrada – Acumula-se estoques e custos para mantê-los.
Sistema Kanbam – Nome dado aos “cartões” utilizados para autorizar e movimentar a produção ao longo do processo produtivo.
JIT, conhecido como:
Produção sem estoques;
Eliminação de desperdícios;
Manufatura de fluxo contínuo;
Esforço contínuo na resolução de problemas;
Melhoria continua dos processos.
Reduzir estoques é tornar problemas visíveis, para então soluciona-los. Ressaltando que com os estoques altos não conseguimos ver a real proporção dos problemas.
Problemas de qualidade;
Problemas de máquina;
Problemas de preparação de máquina.
Foco – Alcançar melhores índices de