Objetivos do sistema jit - just in time
Objetivo
Demonstrar os objetivos operacionais do Sistema Just In Time como processo que permite às organizações se tornarem mais competitivas no mercado globalizado de concorrência cada vez mais acirrada.
Justificativa
O Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo, baseado em três ideais centrais: Integração e otimização; melhoria contínua (kaizen); e resposta às necessidades dos clientes.
Introdução
Um dos objetivos do JIT é reduzir, ou eliminar completamente, sistemas, processos e funções que sejam necessários ao processo produtivo.
A reorganização visa à eliminação de desperdícios com o objetivo de melhora contínua dos processos de produção, que é alcançada e trabalhada através da redução dos estoques.
Outros objetivos do JIT é manter a qualidade, flexibilidade, velocidade e confiabilidade, tornando a mais competitiva diante da acirrada concorrência do mercado globalizado.
Desenvolvimento
O Just in Time surgiu no Japão, nos meados da década de 70, sendo sua idéia básica e seu desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso. O sistema de puxar a produção a partir da demanda, produzindo somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido no Ocidente como sistema Kanban.
O sistema JIT consiste em entrega de produtos e serviços, na hora certa para o uso imediato, tendo como objetivo principal a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que é obtida e desenvolvida através da redução dos estoques.
Com a redução dos estoques, é possível dar continuidade ao processo produtivo mesmo quando há problemas nos estágios de produção. Ao se reduzir o estoque, os problemas que antes não afetavam a produção, torna-se agora visíveis, podendo, assim serem eliminados,