Sistemas JIT Just In Time
Mayara Carvalho
Priscylla Valladão
JIT e MRP
A plena aceitação dos princípios e técnicas do JIT, vieram nos anos 80, depois que muitas empresas de manufatura tinham feito uso dos sistemas baseados no MRP. Além disso, as filosofias do MRP e do JIT parecem ser fundamentalmente opostas.
O JIT incentiva um sistema de planejamento e controle “puxado”, enquanto o MRP é um sistema “empurrado”.
O JIT tem objetivos que vão além da atividade de planejamento e controle da produção, enquanto o MRP é essencialmente um
“mecanismo de cálculo” para o planejamento e controle.
Contudo, as duas abordagens podem coexistir no mesmo sistema produtivo, desde que suas respectivas vantagens sejam preservadas.
Como o JIT e o MRP podem ser combinados no mesmo sistema?
Como podemos escolher entre um sistema de planejamento e controle baseado no MRP, baseado no JIT ou uma combinação dos dois? SIMILARIDADES E DIFERENÇAS ENTRE O
JIT E O MRP
O exame das características-chaves de cada abordagem com relação a planejamento e controle dá uma indicação de como elas podem ser usadas conjuntamente.
Similaridades:
O MRP procura atender à demanda projetada do consumidor direcionando que peças e componentes só sejam produzidos quando necessários para atender à demanda. As programações para trás no tempo do MRP demandam peças e subcomponentes, usando a lista de materiais para calcular quantos serão necessários e quando serão necessários.
A ironia é que o planejamento e controle JIT possui objetivos semelhantes. A programação puxada objetiva conectar a rede interna e externa de processos de fornecimento através de esteiras invisíveis de modo que os componentes só sejam movidos como resposta a sinais coordenados e sincronizados derivados da demanda do consumidor final.
SIMILARIDADES E DIFERENÇAS ENTRE O
JIT E O MRP
Diferenças:
O MRP é movido pela programação-mestra da produção, que identifica a demanda futura de um componente final . Ele modela um