just in time'
Post 33 of 54
06/08/2012Cristiano Bertulucci SilveiraLean Manufacturing, Produção Industrialno comments
Definição do conceito Just in time
“Just in time é um sistema que tem por objetivo produzir a quantidade demandada a uma qualidade perfeita, sem excesso e de forma rápida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado” (Hall, R. W., 1983).
Tudo no tempo certo :: Fonte:FreeDigitalPhotos.net
Esta definição sintetiza muito bem o conceito do just in time (também conhecido como JIT) e seu impacto em toda cadeia produtiva. O JIT tem a premissa de alocar a matéria prima, na quantidade e no tempo necessário. Ele está relacionado com a produção por demanda, ou seja, a venda do produto ativa e puxa todo processo produtivo.
Objetivos do Just in time
Todo esforço investido no JIT tem como objetivo reduzir, ou mesmo eliminar, todo estoque e desperdícios nos diferentes estágios do processo eliminando os custos derivados. Este conceito por si só, leva a um processo de melhoria contínua, pois exige da administração o desenvolvimento de políticas, padronização de processos e elementos que tornam a empresa competitiva. A Figura abaixo exemplifica como os estoques podem ser diminuídos em uma linha de manufatura com a aplicação do Just-in-Time.
Demonstração de um processo de manufatura antes e depois do Just in Time.
Demonstrando graficamente, podemos ver a redução de estoques com a aplicação do JIT.
Gráfico: Exemplo de redução de estoques atingido com o Just in Time
Pelo gráfico, observamos que quando reduzimos a quantidade do lote, o inventário reduz drasticamente. A princípio, qualquer pessoa percebe que é uma grande vantagem trabalhar com o JIT. No entanto, não é tão simples assim. Vejamos as vantagens, as desvantagens e os pré-requisitos para que o JIT possa funcionar de forma adequada na empresa.
Just in time: vantagens e desvantagens
A vantagem de utilizar este conceito está na