just in time
São ferramentas administrativas muito usadas na moderna administração, de maneira que o estudo de tais ferramentas pode agregar aos estudantes conhecimentos úteis para sua vida profissional.
Numa tradução literal pode-se dizer que a expressão Just in Time significa “apenas no tempo” ou “na hora certa”, numa análise dessas expressões pode-se dizer que ambas dão idéia de imediatismo. Com relação à expressão japonesa Kanban que tem por significado literal cartão ou registro visual, pode-se dizer que essa tradução por si já demonstra o que vem a ser isso.
O Just in Time é um sistema de administração de produção que visa minimizar custos através de um processo enxuto em que, todos os componentes só entrarão no processo num momento bem próximo ao da fabricação.
De uma maneira geral pode-se dizer que a visão principal do Just in Time é a de fabricar produtos a tempo de serem vendidos ou entregues, componentes num tempo propício para a montagem, em suma pode-se dizer que o objetivo dos japoneses é fabricar pouco para que assim consiga suprir a demanda enquanto que os ocidentais fabricam muito para suprir eventuais necessidades.
O Kanban é uma espécie de sinalização usada para controle dos fluxos de produção ou fluxos de transporte dentro de uma empresa, podem ser usados como sinalização tanto cartões como no modelo original como outros tipos de sinalização tais como luzes, caixas vazias e até lugares demarcados. Por ter uma relação íntima com o processo produtivo ou processo de materiais pode-se dizer que ele é mais usado no chão de fábrica.
O Kanban tem por objetivo principal o controle visual do sistema de produção, com o intuito de produzir sem quaisquer desperdícios e assim manter a competitividade do seu produto.
O Just in Time e o Kanban se iniciou no Japão no começo dos anos 50, por os japoneses verem a necessidade de melhorar seus custos e a qualidade de seus produtos para poderem se recuperar da guerra da qual acabavam de sair.