just in time
Este trabalho traz uma abordagem da utilização do sistema Just in time, através deste veremos como surgiu essa filosofia de trabalho e os resultados de sua implantação.
O ambiente empresarial está marcado pela alta concorrência, com preços baixos, produtos de qualidade e mudança de comportamento do consumidor, esses fatores geram uma motivação para as empresas em busca da competitividade para continuar no mercado.
A adoção das técnicas do Just in time mostra-se como uma alternativa significante para uma melhora contínua nos processos da empresa, possibilitando dessa forma um maior retorno do investimento.
2 OBJETIVOS
.
2.1 Objetivo geral
Promover a otimização de todo o sistema produtivo, desenvolvendo politicas e procedimentos na busca continua de melhoria do processo produtivo, possibilitando dessa forma a obtenção de melhor desempenho e lucratividade para a empresa.
2.2 Objetivo especifico
Otimizar os processos de produção e procedimentos.
Maior qualidade dos produtos.
Redução dos índices de perda.
Reduzir estoques.
Flexibilizar a empresa como um todo.
Melhoria continua.
3 PROBLEMA
Conhecer o processo de gestão do sistema Just in time para a geração de um trabalho e apresentação do mesmo, para cumprir com a norma da disciplina de gestão de recursos materiais e patrimoniais.
4 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Estudo bibliográfico da gestão do sistema Just in time.
4 JUSTIFICATIVA
Adquirir conhecimento através de estudo bibliográfico, contribuindo assim para o nosso melhor entendimento sobre o processo de gestão do sistema Just in time e cumprir com a disciplina de gestão de recursos materiais e patrimonias.
5 CONTEXTO HISTÓRICO DO JUST IN TIME
O Sistema de Produção Just-in-Time (JIT) iniciou-se no Japão, no princípio dos anos 50, sendo o seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gestão que pudesse organizar sua produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo