Educação Física
Se pararmos para analisar os objetivos da Educação Física, veremos que houve uma evolução muito grande quanto ao conceito de aplicá-la, desde quando era usada para cultuar o próprio corpo, passando pelas guerras, o esporte competitivo e, finalmente, hoje quando ela está voltada para a qualidade de vida (saúde, lazer, educação, esporte). Segundo a UNESCO: “ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA”.
Então definiremos -
Atividade Física: “É definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso”.
Exercício Físico: “É toda atividade planejada, estruturada e repetida que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física”.
Segundo tais definições, podemos concluir que passamos a maior parte da nossa vida em plena atividade física, ou seja, a partir do momento em que acordamos começamos a produzir movimentos corporais, quando caminhamos, trabalhamos, tomando nosso banho, ou até mesmo quando comemos, são exemplos bem simples de como estamos nos movimentando, esse movimento voluntário e necessário nos faz estar em atividade física.
Já o Exercício Físico, nos faz pensar em movimentos e objetivos mais específicos, eles estão diretamente ligados ao esporte de qualquer nível, tanto para o atleta quanto ao praticante eventual.
Não podemos comparar o resultado de um exercício físico de um atleta