O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Pré-projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de MESTRADO em Ciências da Educação da Universidade Politécnica e Artística do Paraguay - UPAP, como requisito parcial da disciplina Metodologia do Trabalho científico.
CIUDADE DEL LESTE- PY
JANEIRO, 2014
Tema:
Educação física e cidadania
A contribuição da recreação na formação de futuros cidadãos
Variável
1- Estratégia do professor na área da cidadania
2- Os tipos de valores cidadão
3- O que os alunos tem a falar sobre as aulas com relação a educação física e cidadania
O papel da educação física no processo de socialização da criança no ensino fundamental.
INTRODUÇÃO
A educação física desde a antiguidade vem sofrendo um processo continuo e evoluções, com relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto n. 69.450, de 1971, considerou-se a Educação Física como “a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando”.
A Lei de Diretrizes e Bases promulgada em 20 de dezembro de 1996 busca transformar o caráter que a Educação Física assumiu nos últimos anos ao explicitar no art. 26, § 3o, que “a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997, a Educação Física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações.
A formação humana tem relação com o desenvolvimento da criança como pessoa, capaz de ser procriadora, junto com as outras, de um espaço humano de convivência social desejável. A função do professor é fazer vivenciar a responsabilidade, a