Professor
A contribuição da psicologia para a educação se dá , de modo especial e mais acentuado, na modalidade de educação Especial, pois, esta é uma educação organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidade educativas especiais e, cujo objetivo, está inscrito nesta definição. Uma das principais características desta educação é denominar tanto uma área de conhecimento sobre necessidades especiais de crianças deficientes quanto um campo de atuação com profissionais especializados, como = professores, psicólogos, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.
Outra característica desta educação é que ela não promove o convívio de crianças deficientes com as crianças normais.
A Escola tem um papel essencial na construção do intelecto dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas. E o desempenho desse papel só se dá na medida em que, conhecendo a situação de desenvolvimento cognitivo do aluno, a escola dirige o ensino para estágios de desenvolvimentos mais avançados, ainda não incorporados pelos alunos, funcionando como um motor de novas conquistas intelectuais.
É evidente a contribuição da ciência psicológica para as tarefas da Educação, sobretudo se levarmos em conta a quantidade e a qualidade de conhecimentos